Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > O Memorial
Início do conteúdo da página

O Memorial

publicado 31/07/2018 16h05 | última modificação 09/04/2019 19h54

PROJETO MEMORIAL

A chamada Fase I significou a implementação de um conjunto de ações focadas no mapeamento, identificação, higienização, registro, catalogação, digitalização e divulgação de parte do acervo existente. Também relacionado a esta Fase foi concebida as bases de um plano curatorial e de um circuito expositivo, os encaminhamentos para a inserção das coleções do acervo em um sistema informatizado e apresentação de elementos da comunicação gráfica gerada para o Memorial. O cumprimento de tais objetivos voltou-se ainda para possibilitar à sociedade o acesso à história do IFMA enquanto parte da trajetória da educação profissional do desenvolvimento econômico e social do Maranhão, estimulando ações de pesquisa e extensão.


Importante destacar que partiu-se da compreensão de que muito se tem para investigar sobre a contribuição dessa instituição para o contexto da educação do Maranhão, contudo, embora não seja possível apreender os fatos na sua totalidade, pode-se reconstruir, através de fragmentos, parte dessa história, principalmente, com o auxílio dos acervos ainda existentes da instituição. O desenvolvimento do projeto significou uma oportunidade de iniciar o processo de investigação de informações fidedignas do acervo, fruto de toda essa histórica e que foi sendo gerado a partir de uma diversidade de itens, hoje, localizados, sobretudo, nos campi Monte Castelo e Centro Histórico.


Ademais, o patrimônio cultural é um facilitador no ato do aprendizado, tornando-se matéria fundamental na relação ensino-aprendizado, fato que justifica a necessidade de salvaguardar esses objetos significativos da história do Instituto Federal do Maranhão. Neste sentido, um espaço de memória, ou memorial, pode ser visto como uma espécie de museu, local onde a história se constrói a partir das dimensões temporais, passado, presente e futuro. Lugar onde, o patrimônio cultural torna-se um facilitador no ato de educar.


Outro fator relevante que conduziu para tal iniciativa foi a necessidade de reunir em um único espaço, os distintos objetos referentes a diferentes épocas da história do IFMA, favorecendo a preservação como uma medida importante para transformar em instrumento de informação saberes acumulados e resgate de valores, afirmando identidades e reconhecendo a importância daqueles que a constituíram. Sem memória, não existe História, afirmam os historiadores. A memória estabelece uma importante função social, baseando-se no estudo de objetos que marcaram instituições como o Instituto Federal do Maranhão. História viva e única, plena de conhecimento e ávida por comunicação com seu público e consigo mesmo.


Atualmente o projeto Memorial IFMA, encontra-se na chamada Fase II. Etapa que se pretende desenvolver atividades multicampi  dentro da Rede Federal de Educação Profissional do Maranhão, levando para os diversos Campus do Estado ações capazes de assegurar no futuro a continuidade de trabalhos voltados para a preservação, conservação e divulgação da história e memória institucional, não somente daquela mais distante, mas daquela que está em pleno processo de construção.

Fim do conteúdo da página