Museus e suas Memórias
O tema da 11ª edição da Primavera dos Museus traz à tona reflexões a partir das memórias da própria instituição e, nesse sentido, o projeto Centro de Preservação da Memória do Instituto Federal do Maranhão – Memorial IFMA abre suas “portas” e convida o visitante a adentrar na história e memória da educação profissional do Maranhão.
Trilhar por caminhos que certamente nos levarão a memórias/lembranças dessa instituição que há muito faz parte da vida cotidiana dos maranhenses. Elo essencial entre tantas gerações. Cadeia de sentidos e significados construídos e partilhados em diferentes perspectivas sociais e que podem encontrar no museu um ponto de conexão.
Espaços múltiplos e vivências variadas, por isso, repleto de memórias representadas nas diversas coleções, exposições e relatos orais. Patrimônio que necessita e merece ser preservado e compartilhado com o tempo presente e com as futuras gerações.
“Olhar para dentro” é refletir, conjuntamente, sobre esses mais de 100 anos de história do IFMA, em contínua transformação, pois o patrimônio se constitui não apenas dos bens materiais, mas também da vivência daqueles que escreveram/escrevem a história desta instituição.
Nesta Primavera dos Museus, tal incursão pela história Institucional será guiada por duas exposições que, embora digam e dialoguem sobre uma mesma história, seguem caminhos diferenciados:
O Ontem e Hoje: exposição de uniformes do Instituto Federal do Maranhão, que busca refletir sobre o fardamento escolar como uma construção coletiva de identidades que circulam em determinada época e que carrega consigo uma carga de significados.
E o Vendo ao Verso: Fotografias da Escola Técnica Federal do Maranhão, que descortina uma reação do encontro geracional entre estudantes e servidores da então Escola Técnica Federal do Maranhão, através de Imagens em preto e branco, pulsantes ao mostrarem os espaços comuns do fazer escolar.
Redes Sociais