Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Eventos > Oficina Pinhole
Início do conteúdo da página Notícias

Oficina Pinhole

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 29/06/2017 15h21
  • última modificação 31/07/2018 15h30

Ação educativa, promovida pelo Projeto Memorial IFMA com crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Luís Serra, localizada no Centro Histórico de São Luís, e teve como objetivo principal despertar o interesse dessas crianças pela preservação do patrimônio cultural, fazendo uso do Acervo Institucional que se encontra sobre a guarda do Campus São Luís Centro Histórico. A referida atividade foi realizada em dois momentos distintos:

O primeiro aconteceu dia 04/05/2017 na Escola Municipal Luís Serra, onde bolsistas do Projeto, alunos do curso superior de Licenciatura de Artes Visuais do IFMA e do Médio Técnico de Eventos, realizaram “roda de conversa” e, projeção de historias infantil, tratando de noções básicas de patrimônio e memória.

No dia 05/05/2017, aconteceu o segundo momento, no Campus Centro Histórico, ocasião que conheceram as dependências do Campus e tiveram contato direto com os bens patrimoniais referentes à História e Memória da Instituição.

A Oficina de Fotografia Pinhole (câmeras escuras) foi conduzida pelo Técnico em fotografia do IFMA, Carlos Eduardo Cordeiro e pelo ex- aluno de Licenciatura em Artes Visuais, Adson Carvalho e acompanhada pelos bolsistas do Projeto. Inicialmente foi dado breve relato da história da fotografia e da compreensão da câmera escura com o mito da caverna. Em seguida, foi feita uma comparação entre as câmeras pinhole e as câmeras digitais atuais. Na sequencia as crianças aprenderam a confeccionar as câmeras artesanais com lata de leite vazias e, saíram para fotografar as ruas do Centro Histórico.

De volta ao Campus, fotografaram o Acervo e fizeram a revelação das fotos. Como produto final foi realizada uma exposição nos corredores do Campus onde cada aluno pode falar sobre o material produzido. Desse modo, a Oficina de Pinhole buscou levar as crianças a novas descobertas, promovendo o conhecimento, a apropriação e a valorização da memória e história, sobretudo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página